Fique por dentro de tudo!
Participe do nosso canal direto no WhatsApp para receber em primeira mão as novidades, lançamentos e oportunidades exclusivas da Kasvi.
3 min de leitura
A técnica PCR (Polymerase Chain Reaction ou Reação em Cadeia da Polimerase) consiste basicamente na amplificação “in vitro” de uma região específica de DNA com intuito de aumentar o número de cópias deste, a fim de produzir material suficiente para as diversas análises. Ou seja, o método é utilizado para fazer muitas cópias de uma determinada parte do DNA.
São realizados aproximadamente de 40 a 60 ciclos como este, promovendo a amplificação de determinada região que se pretende analisar, seja ela um loco humano específico ou material genético de microorganismos.
A PCR em Tempo Real (Real Time Quantitative PCR) é uma variação da técnica de PCR, a qual permite que a amplificação e detecção ocorram simultaneamente. O resultado é visualizado em Tempo Real durante a amplificação da sequência de interesse, com capacidade ainda de gerar resultados quantitativos com maior precisão.
Durante a amplificação, a quantificação é determinada pela quantidade de produto amplificado durante cada ciclo, através da fluorescência emitida. Esta metodologia utiliza um equipamento com sistema de monitoramento da emissão da fluorescência.
A combinação de excelente sensibilidade e especificidade, baixo risco de contaminação, alto desempenho e velocidade, faz com que a tecnologia de PCR em tempo real (qPCR) seja uma alternativa mais atraente do que os métodos convencionais.
Para obter resultados confiáveis, é necessário utilizar materiais e equipamentos diferenciados, com propriedades óticas específicas que não interfiram na emissão ou leitura da fluorescência gerada durante a reação. Pois caso isso aconteça, pode inviabilizar ou mesmo ocasionar um resultado errado.
Os produtos Kasvi para qPCR foram desenvolvidos de acordo com todas as exigências que a metodologia necessita. Conheça toda a linha: